quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Até parece que o xadrez de Itu não existe fora da federação.

Prova de pedestrianismo, futebol de areia e bocha animaram o último final de semana de Itu, estância turística de 150 mil habitantes e distante 100km de São Paulo. Fizeram parte das comemorações oficiais pela passagem do 398.o aniversário da cidade. O mais importante dos eventos, assim reconhecido pelos próprios realizadores municipais, foi o 16.o Open de Xadrez de Itu, que contou com a participação expressiva de 221 enxadristas e ofereceu a premiação também expressiva de $ 4.000,00 reais. Este mesmo torneio contou pontos para o Circuito 21 da Federação Paulista de Xadrez.
Esta notícia, normal, corriqueira, se restringiria ao parágrafo acima não fora o fato insólito: em comunicado na página on-line deste dia 21, a federação insurge-se contra a divulgação dos resultados do torneio ituano “em outras páginas sem autorização da FPX”. E propõe mudanças no regulamento do circuito para evitar futuras falhas como essa.
O sr. Bertagnoli Jr., secretário municipal de Esporte, a estas alturas deve estar bastante preocupado: ele não sabia que os direitos absolutos sobre o maior evento comemorativo do aniversário da cidade são de propriedade da FPX, a quem cabe, inclusive, determinar o que é verdadeiro ou não a respeito do festejo. Até parece que o xadrez ituano não existe fora da federação. Se escanteado para fora do circuito 21, por força da futura alteração regulamentar, o 399.o aniversário da cidade estará condenado ao ostracismo!
Aqui com meus botões: vejam que disparate! Autorização da FPX para divulgar resultados de torneios...será que Fidel, em 49 anos, pensou nisso?

Nenhum comentário:

Acessos