quinta-feira, 17 de outubro de 2013

ASSEMBLÉIA DA CBX: UMA SALADA MISTA?

Hideo Suzuki, enxadrista e colunista de "Xadrez e Damas" (www.heldercamara.com.br)      
        "Para conhecimento da família enxadrística brasileira (gens una sumus), reproduzimos (ao final desta postagem) a Ata da Assembleia Geral Ordinária da Confederação Brasileira de Xadrez, realizada no dia 08 de Dezembro de 2012, no Centro de Convivência da Terceira Idade, localizado na Rua Dalmácio Espíndola, s/n, Centro, Santa Maria de Jetibá/Estado do Espírito Santo, com a finalidade de eleger o Presidente e o Conselho Fiscal para o quadriênio 2013/2016.
          "Seguem alguns comentários sobre essa ata ressuscitada (dormia o sono dos justos).
         "A Assembleia Geral Ordinária realizou-se no dia 08 de dezembro de 2012, mas o registro de sua ata no Cartório do Primeiro Ofício da Comarca de Santa Maria de Jetibá/ES, conforme Averbação nº 06/306, deu-se somente em 30 de janeiro de 2013, quase dois meses depois. Até aí, tudo normal, mas esse lapso de tempo teria sido suficiente para permitir uma descrição mais realista  e menos ilusória, mais verdadeira e menos artificial, mais espontânea e menos manipulada dos fatos.
         "Dirigentes de Federações Estaduais citados nominalmente, em destaque, com se estivessem presentes em pessoa à assembleia, só depois, em apagada nota, aparecem como representados mediante procuração. Muito bem, cada uma dessas procurações foi outorgada a quem, individualmente? Se a algum candidato ao cargo de Presidente, isso não parece ético. As procurações deveriam fazer parte integrante da ata, e como tal registradas em cartório.
         "Na relação das pessoas presentes, consta o nome do Sr. Darcy Gustavo Machado Vieira Lima como representante da Federação Paraense de Xadrez. Isso mesmo, lá do Pará! E como representante da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro, o Sr. Nichollas Venturini Mônico, registrando-se, depois da eleição e indicação dos vice-presidentes, a chegada tardia do atual Presidente da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro, Sr. Alberto Pinheiro Mascarenhas; qual dos dois passou a procuração, a quem?
         "Para presidir a Assembleia, foi eleito o Sr. Jonair Pontes, da Federação Espírito Santense de Xadrez, o qual chamou para secretariá-la, o Sr. Pabyto Robert Baiôco Ribeiro, seu antecessor na Federação e Presidente da CBX, ficando tudo em família, sob o comando local.
         "Colhidos os votos, as Federações do AM, BA, DF, ES, GO, PA, PB, PE, RJ e SE votaram no Sr. Darcy Gustavo Machado Vieira Lima, que ganhou por maioria, com 11 dos 15 votos registrados. Mas aqui estão relacionadas só 10 Federações. Esqueceram-se de Minas Gerais, que todo o mundo conhece (Oh! Minhas Gerais, quem te conhece, não esquece jamais...).
         "
Curiosamente, o candidato a Presidente da Chapa 3, Sr. Charles Moura Netto (residente em Santa Maria de Jetibá/ES, na Rua dos Evangélicos, nº 75/201, Centro), representante na Assembleia de duas Federações, a Bahiana e a Pernambucana, recebeu votos só das Federações do Piauí e do Rio Grande do Norte. O Sr. Charles Moura Netto não votou nem na própria Chapa; votou no candidato da Chapa 2, Sr. Darcy Gustavo Machado Vieira Lima, para ser recompensado com o cargo-chave (do cofre) de Vice-Presidente Financeiro! Uma barganha ou uma bergonha?
         "Sobre as objeções levantadas pelo representante de Santa Catarina, Sr. Gilson Chrestani (falta das assinaturas dos Conselheiros no Parecer do Conselho Fiscal; falta de apresentação de documentos comprobatórios dos gastos; falta de esclarecimentos sobre os gastos; falta de informações e não esclarecimentos aos questionamentos feitos; existência de erros nos demonstrativos assumidos pelo Presidente durante a própria Assembleia), o Presidente da CBX e ao mesmo tempo Secretário da Assembleia, Sr. Pablyto Robert Baiôco Ribeiro, pediu a palavra apenas para dar lacônicos esclarecimentos.
         "Como em todas as organizações que na prática funcionam sob o regime de “COSA NOSTRA”, o Conselho Fiscal não fiscaliza nada; dá conselhos “fiscais” para acobertar e justificar desvios e irregularidades na sua gestão.
         "A ata agora mostrada à luz do dia parece uma salada mista de ambiguidades, escamoteações e incoerências."


 





Um comentário:

Paulo Gurgel disse...

EntreMentes é "blogado" pelo Pílulas de Reflexão. É um fato deveras lisonjeante por ser o "bloguinho do Melo" especializado nas coisas do xadrez, enquanto EntreMentes (cujo editor não vai além do jogo de damas) é um blog dedicado à "clínica geral e cirurgia da especialidade".
Aqui seleciono para o Melo alguns posts enxadrísticos do EM: Jogos de xadrez (slideshow), A ilusão do tabuleiro, Xadrez para diferentes categorias (slideshow) e O xadrez no xadrez.

Acessos