domingo, 3 de janeiro de 2010

Lances que exclamam

Toda fase temporal de virada de ano dá ensejo à profusão de análises retrospectivas e prospectivas as mais diversas sobre os mais variados assuntos.

Na esfera do Xadrez não é diferente, haja vista as postagens verificadas em muitos blogs linkados no "Pilulas Visitação" ao lado, das quais reproduzo aqui algumas abordagens mais significativas, que intitulo como lances que exclamam, segundo a expressão consagrada pelo 'Xadrez Carioca'.

  • "A posse do novo presidente, Pablyto Robert, deu uma certa arejada no órgão máximo do xadrez nacional. À estrutura criada para recuperar a CBX foi acrescentada um pouco de visão humanista, o que permitiu dar um fim a divergências entre a CBX e federações, particularmente a catarinense, evitando que os jogadores continuassem reféns desses imbroglios políticos" (Silvio Pereira, All That Chess)

A substituição da linguagem da borduna autocrática (que conduz ao dissenso) pela prática do diálogo e da busca do consenso como prioridade é lance que exclama(!) em 2009.


  • "...Fiquei bastante feliz com a minha decisão de voltar ao xadrez profissional... No entanto, ainda preciso testar minha força no exterior, motivo pelo qual esse rating (2660) tem que ser comemorado com cautela." (Giovanni Vescovi/Post)

A nova atitude do talento mais sólido do xadrez brasileiro, em expressiva fase ascensional mas sem o deslumbramento fácil, é também lance que exclama(!) em 2009 com variantes promissoras para 2010.


A alternativa à rarefeita divulgação do Xadrez nas páginas da mídia corporativa é a proliferação das páginas pessoais voltadas para o tema, cuja efetiva consolidação em 2009 pode ser medida na listagem do "Pilulas Visitação" , uma pequena amostra do que se dissemina pelo Brasil de norte a sul.

Opinativos, analíticos, informativos e/ou didáticos, são todos peças que compõem o lance que exclama(!) das explosão dos blogs no ambiente enxadrístico nacional.

Nenhum comentário:

Acessos