terça-feira, 24 de agosto de 2010

"Vamos acabar logo com isso"

O autodenominado e, particularmente rendoso, Festival Paulista de Xadrez encerrou-se neste último domingo, na cidade de Santos, com a realização do Estadual Absoluto.

O alcunhado 'Paulistão' é, repito aqui, provavelmente o único estadual absoluto no Brasil organizado no esquema Aberto, sem fases classificatórias ou semifinais.

A entidade federativa reproduz, há anos, a "façanha" de reduzir o campeonato absoluto do estado com o melhor xadrez nacional - com sua penca de grandes mestres e outros titulados Fide cadastrados, - a um mero evento de final de semana.

A FPX Ltda - apropriada definição do decano Hideo Suzuki - persiste naquela mesma e viciada atitude relegada a seus eventos estatutários (obrigatórios), traduzida na expressão de "Vamos acabar logo com isso".

O 'Paulistão Abertão' possibilita, desse modo, a livre participação de todo e qualquer enxadrista capivara treineiro. Basta que se paguem as taxas exigidas.

O resultado desse esquema apequenado é que, a se basear na classificação da edição deste ano, o 99.o e último colocado do torneio, com apenas um único ponto conquistado e nenhuma vitória, pode se vangloriar de pertencer, oficialmente, à "elite" dos cem melhores enxadristas do estado.

Eu próprio, como enxadrista ativo, se me submetesse a participar do evento, com qualquer resultado individual estaria agora alardeando minha inclusão no seleto rol dos Top-100 paulistas.

Que fique bem consignado, porém, que a hipótese acima é absolutamente irrealizável a qualquer tempo, pois que, parafraseando o genial Groucho Marx, não posso tomar parte de um 'Paulistão Absoluto' que me aceita como finalista.

E como se tudo acima exposto ainda não bastasse, constatamos a bizarra ocorrência daquilo que parece ser mas não é: a esdrúxula permissão da participação de jogadores não-filiados fez com que o Campeão não seja o primeiro colocado, mas o segundo; o Vice-campeão não seja o segundo, mas o sexto(?!), e assim por diante.

Sucedesse isto na santa terrinha... vamos deixar pra lá.

Acessos