Vem aí mais uma Copa Franco Montoro Interequipes, competição organizada pela Federação Paulista de Xadrez, que há anos caiu nas graças da comunidade enxadrística paulista, que a tem como um congraçamento, além da oportunidade de criar nomes os mais engraçadinhos possíveis para suas equipes. A par da categoria geral, há também um grupo de elite, do qual participam os filiados reais e os imaginários.
A denominação da Copa, referendada um dia em reunião de "diretoria", seria pelo fato de André Franco Montoro (1916-1999) - quando governador do estado - ter assinado o decreto que instituiu o Dia do Enxadrista, em 12 de junho, data hoje muito mais lembrada como "Dia dos Namorados".
Fosse, todavia, para homenagear alguém atribuindo-lhe o nome dessa Copa, a federação melhor faria se outorgasse ao evento o nome daquele obscuro deputado que, por primeiro, propôs a data em referência à fundação do centenário Clube de Xadrez São Paulo, ocorrida em 12 de junho do longínquo ano de 1902.
E quando a federação dá como mote para o título da competição unicamente a assinatura daquele decreto - um ato burocrático e corriqueiro, - convenientemente ela omite o valor maior do homenageado, que foi sua trajetória de lutas democráticas e o seu governo austero e transparente no tocante à coisa pública.
Pois nada é mais distante do caráter republicano de Franco Montoro que os usos e costumes dessa entidade federativa, cujo mandatário vitalício prefere mover-se nas sombras, no mais das vezes por trás dos ombros do dublê da vez.
Entretanto, o interesse maior, quiçá único, da denominação do torneio é que ela prepara o álibi para a obtenção do patrocínio público correspondente. Que valerá enquanto o PSDB - partido ao qual pertenceu o homenageado - mantiver o comando do Executivo do estado.
Não se duvide, todavia, do seguinte: se no futuro os ventos da política clientelista no estado porventura mudarem de rumo, e por consequência a chave do cofre mudar de mãos partidárias, a federação não hesitará em encerrar o ciclo atual e aderir ao novo poder de plantão.
Aí então, em decisão isenta de intere$$es, a diretoria poderia promover até uma Copa Tiririca Interequipes, primeira de rendosa série.
Nenhum comentário:
Postar um comentário