Há exatos 57 anos, neste dia 23 de janeiro, surgia para o mundo na sul-riograndense Santa Cruz aquele que integraria o seleto grupo dos nossos foras-de-série, aqueles que por geração espontânea conseguem romper a barreira da monocultura desportiva nacional (Maria Ester Bueno, Éder Jofre, Emerson Fitipaldi...)
Refiro-me a Henrique da Costa Mecking, o Mequinho de brasileiríssima alcunha.
No seu currículo ímpar, estão dois títulos Interzonais, o primeiro no Brasil, aos 21 anos, o segundo nas Filipinas, aos 25; campeão sul-americano aos 14 anos; campeão nacional aos 13 e 15 anos, chegando a terceiro do mundo no ranking da Fide, somente superado na época por Anatoly Karpov e Victor Korchnoi.
Mequinho tornou-se aos 19 anos o nosso mais jovem grande mestre internacional de xadrez ao empatar com o romemo Victor Cocaltea no 15º movimento em partida válida pela 14ª rodada do torneio de Hastings, na Inglaterra.
De volta ao Brasil, Mequinho foi recebido no aeroporto pela bateria da Mangueira.
E essa conquista do primeiro título de Grande Mestre para o xadrez nacional mereceu cobertura de página inteira do Jornal do Brasil do dia 13 de janeiro de 1970.
Há uma excelente reportagem on line com artigos, crônicas e fotos sobre a vida do Mestre no endereço http://xadrezonline.uol.com.br/biografia.htm.
Como também vale uma visita o videodocumentário de Felipe Nepomuceno, a respeito desse que é o maior jogador de xadrez da história do Brasil. Está no endereço
http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=2853
Merecedor de uma popularidade que extravasou em muito os limites tacanhos do nosso ambiente enxadrístico, vamos encontrá-lo até na música popular, referenciado que foi nos versos da canção "Meus Heróis" do saudoso Raul Seixas:
"Quem é que no Brasil não reconhece o grande trunfo do Xadrez?
"Saí pela tangente disfarçando uma possível estupidez.
"Corri para um cantinho para dali sacar o lance de mansinho…
"Adivinha quem era? Mequinho!
2 comentários:
Prezado Amigo,
Tenho acompanhado seu blog e gostado bastante de suas postagens. Tentei colocar seu link na minha lista de blogs, assim como você fez no seu menu "Pilulas Visitação" mas aparece uma mensagem de erro "Não foi encontrado um feed para esse blog..." Não sei se vôcê tem que ajustar algum tipo de configuração ou se é erro do serviço, mas vou continuar tentando. Um forte abraço e mais uma vez obrigado pelo apoio ao nosso blog. Fernando Alves
Muito bacana o post a respeito do Mequinho e links para paginas que contam um pouco da grande historia do maior jogador Brasileiro de todos os tempos. Parabens pelo blog!
Postar um comentário