domingo, 12 de dezembro de 2010

De Brasília até Americana

Pílula 1 - Acontece neste domingo, em Brasília, como primeira de uma série, a Corrida de Combate à Corrupção. O local de largada e chegada é na Esplanada, na frente do Congresso Nacional. Também está programada uma caminhada de protesto contra os corruptos.
           Pílula 2 - Na cidade de Americana, em São Paulo, segundo reportagem  de O Liberal, diversos “pais cobram regularização para reinício do Programa Segundo Tempo”, suspenso por fortes indícios de corrupção.
          O que faz a ligação entre ambas as pílulas de notícias é o fato de “a atividade esportiva, a partir dos recursos governamentais, está entre os segmentos em que a corrupção é praticada com maior intensidade nos últimos anos” (Blog do Cruz).
          O texto  d’O Liberal deixa claro  como a alienação política, em que pese a boa fé dos pais, e a carência social  são campos férteis aos arranjos da pilantragem.
O texto também deixa patente o caradurismo de certos gestores quando são surpreendidos com as calças na mão e tentam justificar seus malfeitos.
          Assim é que, depois das denúncias dos continuados flagrantes de alimentação não nutritiva, espaços não apropriados, professores/monitores inabilitados e materiais esportivos de péssima qualidade, o fracasso do programa mereceu do ‘coordenador Santos’ o diagnóstico lapidar:
          “O maior problema é a evasão. Não posso continuar com essa evasão de crianças."
          A Procuradora da República, Maria Heloisa Fontes Barretos, perde seu tempo quando vem investigar as irregularidades, pois o ‘coordenador Santos” já matou a charada: as culpadas são as crianças, milhares delas, as mal-agradecidas.
          A solução: encaminhá-las  ao Conselho Tutelar, para que sejam orientadas e reeducadas para apreciar o que de bom e salutar a turma da pilantragem estava a lhes oferecer. 
  
          POST SCRIPTUM (13/12/2010): Participaram da corrida 2000 pessoas, sendo 1999 eleitores e 1(!) eleito, Agnelo Queiroz, próximo governador brasiliense. Confira os resultados na página oficial.

Acessos