terça-feira, 18 de março de 2008

O macartismo tupiniquim e outras notículas.

VAI CABER TODO MUNDO? – Acontece a partir desta quinta-feira, dia 20, até domingo, dia 23, o Festival Nacional da Criança – Fenac, destinado a apontar os campeões brasileiros Sub-12 e Sub-14. Durante os quatro dias, as crianças e seus responsáveis deverão desembarcar e se instalar na simpática mas modesta espírito-santense Santa Maria de Jetibá. Aí é que talvez a coisa se complique: realizei um “tour” virtual por essa localidade com não mais de 35 mil habitantes, e o que me pareceu foi que ela aparenta não ter condições sequer razoáveis de hotelaria e restaurantes para abrigar evento desse porte. A conferir...

DESFAZENDO O MACARTISMO TUPINIQUIM – “Comunicado CBX n.o (?). Informamos que qualquer jogador que tenha participado ou venha a participar de atividade da Federação Catarinense de Xadrez, não será penalizado pela CBX, em acatamento de decisão judicial que suspende os efeitos do Comunicado CBX n. 235 de 19 de dezembro de 2007”. Com este informe por ora imaginário, em algum dos próximos dias o mesmo braço que empunhava o tacape, deverá saber recolhê-lo e reconhecer a truculência como incompatível com o estado de direito. Também a conferir...

O FOTÓGRAFO SUMIU. Em meio a um instrutivo passeio pela página on-line da Federação Paulista de Xadrez, vejo e admiro a bela foto dos participantes da final santista do incensado Circuito 21. Mas, cadê ao menos um mísero retratinho 2x2 dos recentes campeões paulistas Sub-10 e Sub-16, títulos disputados exatamente na mesma data e no mesmo hotel conveniado? Deve o jeito FPX de fazer xadrez... Judiação!

segunda-feira, 10 de março de 2008

Notículas do Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo

ABAIXO A AMNÉSIA. Vale o exemplo que vem da Federação do Rio de Janeiro pelo resgate da memória do xadrez fluminense com a publicação da galeria (rica em detalhes) dos campeões Interclubes, Estaduais Absoluto e Cariocas , desde 1921(!). É resultado dos esforços do pesquisador Waldemar Costa e colaboradores. O exemplo mais valerá se tornado permanente na página on-line da entidade.

SEM MEDO DA LUZ DO SOL. Vale o exemplo que vem da Federação paranaense pela divulgação do balanço de suas contas do ano de 2007. Entretanto, ninguém espere que nos ambientes federativos haja seguidores da louvável atitude: um dos motivos é que pelo nosso código penal, ninguém é obrigado a fazer prova contra si mesmo.

DE GRÃO EM GRÃO. Saiu na página on-line da FPX parte da premiação do festival rio-pretense: $4.400,00 reais para o Aberto, e $1.200,00 reais para o Feminino. Falta a da etapa do 21 minutos, que deverá ser sensacional, pois ainda há mais de $50.000,00 reais a serem distribuídos...

sexta-feira, 7 de março de 2008

A expressiva legião dos sem-clube.

Realizam-se nesta primeira quinzena de março os jogos do Campeonato Interclubes da Federação Paulista de Xadrez. Há pelo menos 20 anos é o evento que, efetivamente, galvaniza as atenções e os anseios da comunidade enxadrística. Tanto que há jogadores que parecem hibernar durante 11 meses do ano, assim ausentes do tabuleiro e suas peças, vindo a despertar quando convocados para as tradicionais lides enxadrísticas d’A Hebraica e, nas últimas edições, também do Pinheiros.

Participam do evento atual mais de 300 jogadores, notadamente um sucesso, mas que representam, contudo, apenas e tão somente 20 entidades. A aparente contradição tem explicação simples: várias destas vinte entidades estão artificialmente “inchadas” com a expressiva legião dos sem-clube, ou vinculados a clubes que por motivações diversas compõem o seleto grupo dos sem-federação.

Vai aqui sugestão para que nas edições futuras do maior evento federativo , cada clube apresente representatividade mais condizente com a realidade: a admissão, talvez até em grupo diferenciado, de entidades não-filiadas, como acontece na Copa Franco Montoro.

E já que muito se propugna pelo incentivo do xadrez nas escolas, que tal a admissão também de um grupo de entidades escolares? Os ‘Albert Sabin’ e os ‘Bartolomeu de Gusmão’, entre outros eméritos transpiradores de xadrez, com certeza contribuiriam para maior engrandecimento da competição.

Acessos